segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Peregrinação missionária


Terminada as celebrações natalinas onde tive a oportunidade de visitar em dez dias dez comunidades, volto para casa em preparação a uma peregrinação missionária de quinze dias, visitando quinze comunidades. Serão mais de oitenta quilômetros a pé, levando comigo o mínimo necessário, buscando aproximar-me da realidade do povo Macua.
Irão comigo três seminaristas do seminário maior da arquidiocese de Nampula: Mateus, Otávio e Agostinho. São vocações de uma das paróquias que sou pároco. O seminário os envia para férias com uma carta, solicitando acompanhamento e avaliação dos serviços realizados em um mês na paróquia.
A novidade desta peregrinação já se espalhou pela paróquia e muitos me perguntam: Padre porque ir a pé se o senhor tem carro? Tento dizer que foi uma inspiração do ano paulino. São Paulo caminhou muito a pé e não mediu esforços para comunicar a boa notícia de Jesus Cristo e seu Evangelho.
Além da motivação do ano paulino e da vontade de conhecer as comunidades, fiz este programa de visitas porque já percebi a repercussão de uma visita do padre. É uma festa quando chega a equipe missionária, porque algumas comunidades ficam um, dois ou até cinco anos sem celebrar a eucaristia. O povo se organiza e todos os ministérios da comunidade são envolvidos. São momentos fortes de evangelização, partilha, novidades, dança e celebração da eucaristia que ocupa lugar central.
O programa da peregrinação combinado com os anciãos, pastores da comunidade, é: visita as casas dos doentes, confissão, encontro com a juventude, celebração da eucaristia, escuta das preocupações e caminhada até a próxima comunidade.
Serão quinze dias “sem” muitas necessidades que tenho: energia elétrica, rede telefônica, fogão a gás, colchão para dormir, sem chuveiro, xícara de café, garfos e facas para comer. No entanto, serão dias “com”: partilha, convivência, oração, deserto, festa e realização pessoal. É muito gratificante estar no meio deste povo, embora sem condições de “fazer” ou “produzir” algo, nem responder a todas preocupações e pedidos, contudo é uma oportunidade única de estar presente de forma gratuita compartilhando a mesma fé no Cristo morto e ressuscitado. Oportunamente irei compartilhar com vocês esta experiência.
Desejo a todos que 2009 seja portador de uma vida renovada no mestre de Nazaré. Paz!



Pe.Maurício da Silva Jardim
Missionário em Moçambique

Um comentário:

Unknown disse...

Querido Pe. Mauricio...
As saudades estão cada vez maiores!
Mas a dor de não tê-lo aqui conosco no Natal e Ano Novo, fica um pouco confortada por essas publicações maravilhosas!
Ficamos sempre curiosos pra saber como está sendo aí na África, preocupados, por tantas necessidades, por estar levando uma vida tão precária. Mas quando entro no Blog vejo tantas lições, tantos exemplos, que sinto vergonha de reclamar de alguma coisa da minha vida!
Essa Lição que está nos passando sobre a verdadeira felicidade, sobre os verdadeiros valores da vida, com certeza não vão ficar só contigo! Estamos juntos nessa caminhada!!! Aprendendo a sermos humildes e servir ao próximo como é da vontade de Deus!
QUE 2009 SEJA DE MUITA PAZ!
Que seja abençoado pra todos nós!
Força nessa Missão! Receba o carinho de toda nossa família!
Abraço Forte!