terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Natal em Moçambique





Nesta noite natalina, escrevo inspirado pelo meu encontro com as pobres crianças africanas. Elas me questionam pelo seu modo de vida simples, sofrida e resistente. Não escolheram a pobreza como virtude evangélica, mas porque são de fato pobres. Desde muito cedo, aprenderam buscar água a longas distâncias, ir para roça cultivar mandioca, vender mangas ou pequenas castanhas. São despojadas no falar, no comer e no vestir. Chama atenção que apesar do sofrimento não poupam largos sorrisos. Em toda parte as vejo com olhares curiosos esperando uma palavra ou gesto que se transforma em festa.
Motivado por estas crianças escrevo com o desejo de que nossos corações, nesta noite santa, se voltem para a pobre gruta de Belém para contemplar o mistério do menino recém nascido. Nele, Deus despojou-se e desceu ao nosso encontro para nos ensinar que o caminho da felicidade autêntica e verdadeira passa pelo mistério da Encarnação. Neste dias tenho refletido que para perceber o real sentido desta noite feliz é necessário também despojar-se e descer ao encontro das pessoas, sobretudo as mais pobres e necessitadas.
Certamente, passarei um Natal diferente dos demais. Em nossa mesa não teremos as especialidades que costuma degustar. Será uma noite sem luzes, músicas e fogos de artifício. Não terei comigo os amigos(as) e familiares que amo. No entanto restará o silêncio da noite que me possibilitará ouvir o cântico dos anjos entoando: “Glória a Deus nas alturas e Paz na terra aos Homens de boa vontade”.
Sempre nas rezas peço para que toda a Igreja seja missionária no lugar onde está situada. Carrego vivo a expressão do documento de Aparecida: “É preciso sair de uma pastoral de mera conservação para uma pastoral decididamente missionária”. Nada de ficar preso as estruturas que impedem de ir ao encontro das pessoas. Sejamos livres para a missão. Para isso precisamos a cada dia viver a graça da “conversão pastoral”.
Gostaria que nesta noite pudéssemos estar celebrando juntos. Como isto não será possível, estaremos em comunhão no mesmo sentimento para escutar os pastores dizendo: “Eis que vos anuncio uma grande alegria que será para todo o povo, nasceu para nós o Salvador que é o Cristo Senhor”.


Feliz Natal!

Pe.Maurício da Silva Jardim
Missionário em Moçambique

4 comentários:

Unknown disse...

Não tem como não se emocionar, lendo estas palavras. Faz-me refletir a respeito do sentido da vida para esse povo sofrido e, ao mesmo tempo, alegre.
Rezo, nesta noite, pela sua missão e pelas pessoas que procuras atender e que Deus dê a forca necessária para cumprir o seu propósito e que consiga levar um pouco de conforto a esses irmãos.
Um forte abraco com respeito e admiracão pela seu sentimento cristão e desejo um Natal feliz.

Unknown disse...

Olá Pe. Maurício.
Fiquei emocionada lendo suas palavras de amor e simplicidade para com o próximo. Que Deus seja louvado e guie sempre seus passos e seus atos junto a todas essas pessoas que necessitam de AMOR, FÉ e ESPERANÇA, para vencer as lutas diárias de dificuldades em que se encontram. Elas são um exemplo para todos nós, de despreendimento de valores a coisas inúteis que damos tanta ênfase em nossas vidas.
Há uma poesia não lembro o autor que diz o seguinte:
Existe felicidade ao contemplar a naturezam que Deus na sua bondade a ela deu tanta beleza. Existe felicidade em um sorriso de criança que até mesmo na tristeza há consolo de esperança. Existe felicidade quando se sabe amar, esquecendo as maldades e sabendo perdoar.
Estimado Pe. Maurício, que linda missão Deus a você confiou! Neste Natal você estará despojado apenas da presença física de teus familiares e amigos, que certamente em pensamentos e orações estarão com você e com todos estes seres humanos que te acompanham. E se assim não o for, tenha uma grande certeza dentro de seu coração, que Deus acima de todas as coisas vela por você, por seus familiares e amigos. E esta presente em cada sorriso dessas lindas crianças que te confiou. Ele nunca nos dá a Cruz maior, menor ou mais pesada de que possamos carregar.
Assim, neste dia e em todos os dias e momentos de nossas vidas, elevemos nosso pensamento à DEUS e a JESUS nosso mestre, agradecendo as bençãos da vida, de poder andar,respirar, ver,ouvir, sorrir, amar e ajudar ao próximo. Que possamos evoluir pessoalmente e espiritualmente. A Vida é uma missão,na qual nem sempre aprendemos ou nos preparamos para fazer nossa lição diária. Lamento que muitas pessoas não compreendem esta máxima. E você já está na missão, aproveite, pois nada é por acaso.A vida é feita de escolhas e nós somos o resultado de nossas próprias escolhas. Um grande abraço à você e a essas crianças lindas e maravilhosas!Que Deus os protejam! Até mais! Laura Rejane.

Unknown disse...

Grande Pe. Mauricio, é muito revigorante ver esta sua disposição e doação, ela serve em muito para enfrentarmos nossas dificuldades do dia-a-dia, as vezes somos tão fracos, desistimos no primeiro obstáculo. E você nos dá este exemplo maravilhoso de coragem e doação ao irmão.
Invejo, no bom sentido, esta sua nova experiência de Natal, longe do consumismo, da fartura de comidas, das luzes das cidades e dos fogos de artíficios. Com certeza será um Natal de muita reflexão, e de muita proximidade com Nosso Deus, que ele te abençoe, sempre nesta caminhada e em toda sua vida.
Um grande abraço e um Feliz Natal.
Silvio, Denise, Natália, Natanael e Nicolas.

Tiabecaatelie disse...

OLÁ Pe. MAURÍCIO, LENDO ESTAS SUAS PALAVRAS FICO MUITO EMOCIONADA, E TAMBÉM FICO COM MAIS SAUDADES AINDA.SEI QUE ESTÁS REALIZANDO UM SONHO, POR ISTO VALE A PENA FICAR LONGE. QUE DEUS CONTINUE A ILUMINÁ-LO NESTE NOVO ANO.UM ABRAÇO DA TIA ANA DE GLORINHA.